sábado, 4 de abril de 2009

COITADO, NÃO TOMOU CHÁ EM PEQUENO...

Take 1

31 de Março de 2009 por António Figueira
Como é bestialmente culto e interessante, vai à ópera. Como, apesar de bestialmente culto, é um bocadinho mal educado, chega atrasado. Como tem um sentido cívico peculiar, faz os outros espectadores esperar. Como bebeu imenso chá quando era pequeno, diz que a culpa não foi dele, foi do seu convidado.

Take 2

31 de Março de 2009 por António Figueira
As coisas não são necessariamente aquilo que parecem ser (embora no seu caso os exemplos sejam infinitos, parece que a realidade conspira contra ele). Sim, chegou atrasado à ópera, mas foi porque teve de ser, e não atrasou o espectáculo, atrasaram-no outros, mais papistas que o Papa, mais socráticos que ele. Ah, e não fez queixinha do seu convidado: foram "fontes próximas" que fizeram.

Take 3

31 de Março de 2009 por António Figueira
Conselhos pessoais, cívicos e profissionais: se chegou atrasado, não chegasse ("il ne sert à rien de courir, il faut partir à temps", ensina-se às crianças); se alguém atrasou a ópera por si (mau sinal, péssimo sinal, dos "alguéns" que o rodeiam), diga-lhe que fez mal e peça civilizadamente desculpa às pessoas que fez esperar; não ponha as culpas em cima dos convidados (por mais culpas que os convidados tenham); e não faça saber coisas dessas por "fontes próximas" nenhumas (porque as gaffes nunca se desculpam, e é sempre pior a emenda que o soneto - não há ninguém que lhe explique isso?).

ShareThis

Publicado em cinco dias »

Sem comentários: